sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Os Clássicos da Literatura Japonesa




Nesse livro, temos um maravilhoso diálogo entre Daisuke Ikeda e Makoto Nemoto, sobre os grandes clássicos da literatura japonesa, como: Kojiki, Man'yoshu, Genji e Konjaku Monogatari.

Ele é um livro pequeno e relativamente fino, são só 188 páginas. No momento ainda estou em processo de leitura deste livro e o que posso deixar por enquanto é o Sumário (abaixo) pra vocês, caso alguém tenha interesse em saber o seu conteúdo.

Sumário

Prefácio
Nota do Tradutor da Edição-Americana
Man'youshu
Kojiki
Guenji Monogatari
Konjaku Monogatari

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Primeira Parte: O universo do Man'youshuu

O Espírito do Man'youshuu e o Mundo Atual

O Espírito dos Japoneses
A Clara Luz do Espírito
Profundo Lirismo e Descrições Vigorosas
Todos os Homens São Poetas
As Canções Sinceras das Pessoas Comuns: "Poems of the Frontier Guards"
O Ponto de Vista Budista Sobre Yamanoe no Okura
A Restauração da Natureza Humana

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Segunda Parte: O mundo o Kojiki

Mito e Universalidade

A Tristeza do Coração
A Crítica do Reacionarismo
Amplitude do Drama Humano
A Universalidade do Japão Antigo
Deuses Com Falhas Humanas
O Senso Japonês de Beleza e Cultura Mundial
Os Enigmas da História Japonesa Primitiva
O Mundo do Romance

O Sutra de Lotus e a Mitologia Japonesa

Intercâmbio cultural na antiguidade
O budismo segundo o príncipe Shoutoku
A introdução do budismo e a compilação da história
A influência do Sutra de Lotus e do Sutra do Vimalarkirti
O uso dos caracteres chineses como símbolos fonéticos
Analogias com traduções de Kumarajiva de escritos budistas
O nihonshoki e o  Sutra da luz dourada
O significado da palavra "literário"

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Terceira Parte: O Universo de A História de Genji

Poesia e Realismo na Literatura Heian

Descrições da natureza na literatura Heian
Os encantos das quatro estações
O conflito entre civilização e natureza
A política do ponto de vista da Dama da corte
A noção de transitoriedade e a inquietação espiritual
Uma percepção emocional da transitoriedade da vida
Vida humana e criatividade

O Retrato do Príncipe Genji

Intercâmbios culturais com o estrangeiro
O autor de A História de Genji
Semelhanças com a literatura do século XX
Os fundamentos ideológicos do romance
A descrição da transitoriedade da vida
Os dez estados de existência
O perfil do homem religioso
Uma visão criativa do individual

A História de Genji e o Sutra de Lotus

A análise do ser humano segundo a filosofia da "consciência-somente"
Alterações no ponto de vista religioso em relação ao tempo
A budismo na visão da Sra. Murasaki
A devoção da Sra. Murasaki ao Sutra de Lotus
O mundo de Genji e Kaoru
A relação entre ilusão e iluminação

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Quarta Parte: O Mundo do Konjaku Monogatari

O Homem Numa Idade de Transição

Um período de mudança de Era
Um mundo livre da opressão
Uma obra de transição entre A história de Genji e A história de Heike
A descoberta de seu valor literário
Riqueza de material
O aparecimento de um conjunto de contos populares
A comédia humana da Era Heian
A visão preconceituosa dos leitores modernos

O Homem Visto nas Coletâneas de Contos Populares

Contos budistas e contos seculares
Motivos para a compilação do Konjaku monogatari
Relatos Lendários de Saakyamuni
Uma percepção crescente do mundo exterior
Uma observação penetrante da realidade
Um monumento religioso

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Notas

Índice Remissivo


* Este post pode ser atualizado a qualquer momento.

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